quinta-feira, 23 de abril de 2009

Descolonização

Há gente neste mundo que não cessa de nos surpreender, e – pior – sempre pela negativa. Na política portuguesa isso acontece-me a toda a hora com Mário Soares. É daquelas figuras da nossa história recente (infelizmente!) que me leva quase a ranger o dente sempre que sou obrigado a pôr-lhe a vista em cima – e infelizmente, também, isso acontece-me com grande frequência.

Uma vez mais, o Sr. Soares voltou a um dos seus temas de eleição: a descolonização. E mais uma vez, mergulhado naquela "modéstia" que todos lhe conhecemos, descreveu-a como "óptima" e como causa de "admiração" pelos restantes países europeus. É a velha tese da "descolonização portuguesa exemplar", mito maior do regime em que vivemos e uma das mais descaradas e estúpidas mentiras de sempre! Estúpida porque facilmente desmontável, tamanha é a ficção e o delírio! Ora, para o Sr. Soares e restantes compagnons de route, o "abandono e foge com a bandeira" que Portugal praticou de Cabo Verde a Timor, foi, pois – pasme-se – exemplar. E óptimo. E foi-o, em parte (obviamente, fora parte o "magnífico Ministro dos Negócios Estrangeiros que a aprazou"), pelo curto espaço de tempo em que foi resolvida e efectuada… Efectivamente deve haver orgasmos que duram mais (graças a Deus!) do que durou a "descolonização" portuguesa. Esta é o exemplo clássico do que se diz que antes de ser, já o era!


Por mim, não tenho qualquer dúvida que a "descolonização portuguesa" ficará nos manuais de História como a maior tragédia do século XX português. E no panorama mundial terá, certamente, o seu lugar entre as grandes tragédias da humanidade. Pior: entre os grandes crimes da humanidade. E estou certo também da dura condenação que os seus responsáveis sofrerão – talvez (e infelizmente!) não em vida, mas postumamente como acontece em muitas destas coisas. Doutra forma nunca os milhões de mortos e vidas destruídas da nossa "descolonização" poderão descansar! Se houver alguma justiça neste mundo, a condenação cairá sobre esta pandilha que abandonou à sua triste sorte os milhões de habitantes do Ultramar Português.




Decidida e "efectuada" em um ano e meio é natural que tenha causado espanto nas restantes potências coloniais europeias: o Reino Unido ainda hoje não a fez completamente; a França ainda hoje não a fez completamente; a Holanda ainda hoje não a fez completamente; a Espanha ainda hoje não a fez completamente; a Dinamarca ainda hoje não a fez completamente; a Rússia nunca a fez. A grande diferença entre Portugal e os restantes parceiros europeus (para além de termos sido os únicos a fazê-la absolutamente contra tudo e todos) é que todas as outras potências, cedo ou tarde, efectuaram processos de auto-determinação nos territórios ultramarinos. Só Portugal não o fez. Isto quando o nosso exército foi, de todos os "exércitos coloniais", aquele que incorporou maior número de "nativos" (expressão do "politiquês" nacional para designar os indivíduos negros que participaram no nosso exército ultramarino; ao que parece, os nativos brancos são apenas vistos como "colonizadores", apesar de muitos deles nunca haverem pisado o solo europeu pátrio até ao êxodo), transformando a Guerra do Ultramar naquela coisa estranha de ser uma guerra entre irmãos (ainda no último episódio do documentário A Guerra, do insuspeito Joaquim Furtado, essa estranheza era sublinhada) – sublinhe-se que toda essa gente, portugueses como nós, que juraram servir e defender a bandeira portuguesa, foram também abandonados à sua sorte, nas mãos dos seus carrascos, sem ter para onde fugir, porque até a nacionalidade perderam por decreto! A sua memória (porque é dela que falamos em muitos casos) deve ser lembrada e honrada por todos nós!


Também convém não esquecer o mais de meio milhão de portugueses que, por causa dessa coisa "óptima", ficaram sem nada, sendo obrigados a fugir para salvar a vida. Brancos e negros, amarelos ou azuis, mais de meio milhão (e convirá, um dia, sabe exactamente quantos sofreram essa violência extrema) fugiu em pânico à frente das balas que voavam sobre as suas cabeças. Porque essa foi outra das "glórias" da nossa "descolonização": deixámos dois territórios amarrados à força a outros (Cabinda, amarrada a Angola e ainda hoje sujeita à repressão angolana, apesar do acordo que os seus Régulos firmaram com a Coroa Portuguesa, portanto, com o Estado Português; e Cabo Verde que foi amarrado num "pacote" com a Guiné Bissau), deixámos dois em guerra civil (Angola e Moçambique) e outro invadido por uma potência estrangeira (Timor-Leste). Todos os mortos dessas guerras, todas as vítimas desse espoliamento, são mortos e vítimas de Portugal, dos seus erros e das suas precipitações! Todos! Sem excepção.


E qual foi o resultado disto? Meio milhão literalmente sem eira nem beira, traumatizado, integrado à força na Europa, em condições penosíssimas, sofrendo insultos múltiplos pela pandilha do regime. O país caído neste marasmo, nesta pântano sem fim à vista, com taxas de crescimento residuais que apenas nos afastam mais do nível dos nossos parceiros europeus (compare-se para isso o nível de desenvolvimento em que nos classificávamos antes da descolonização com o actual, para se perceber o logro que nos foi vendido!). Angola destruída pela guerra e recentemente transformada numa oligarquia do petróleo dominada pelas famílias dos seus supostos "libertadores" (sem falar dos imensos crimes contra a humanidade que por lá foram praticados, alguns ainda sob a bandeira portuguesa, e que conseguiram transformar um dos países mais prósperos e bem organizado de África, naquilo que sabemos); Moçambique arrasado pela guerra civil, só agora parece estar a reerguer-se do choque; a Guiné-Bissau é um narco-Estado e está transformada num claríssimo estado-falhado; São Tomé e Príncipe luta diariamente pela sobrevivência; Timor-Leste foi dizimado, arrasado e massacrado pela invasão indonésia (causada pelo abandono das tropas portuguesas, convém não esquecer!)e luta para erguer um Estado a partir do zero…




Motivos para nos orgulharmos dessa nossa (dita) "descolonização exemplar"? Não vejo um único! Se um houvesse (o fim da Guerra do Ultramar) era um falso motivo: afinal, a guerra no ultramar durou e continuou (fazendo muitas mais vítimas) para além da presença portuguesa…


Mas havia uma forma de eu poder, eventualmente, ter um mínimo de consideração pelo Sr. Soares e restante trupe: se eles, olhando para trás, olhando para a "obra" sangrenta que ergueram pelas suas próprias mãos, reconhecessem os erros crassos, reconhecessem que a "descolonização portuguesa" foi (e é ainda) uma tragédia absoluta. Aí, talvez eu pudesse olhar para eles. Talvez… Assim, só resta a sua desonestidade intelectual e as suas imensas culpas. A história não os absolverá!




P.S. Sobre os (ditos) retornados há um exercício que costumo fazer que permite ver, com absoluta clareza, do que se fala: na pior das hipóteses (da qual eu não partilho, mas vá…) essa gente era emigrante nos territórios ultramarinos; na pior das hipóteses, sublinho; tão emigrantes, quanto os nossos emigrantes em França, na Venezuela, ou na Suíça. Ora, o que pensaríamos se os nossos compatriotas fossem, amanhã, de um dia para o outro, expulsos desses países, das suas casas, dos seus empregos, com as suas famílias, pelo simples motivo de serem portugueses, ou brancos, ou negros, isto é, serem estrangeiros (no sentido mais íntimo, mais próprio da palavra estrangeiro: o outro, o diferente, o que é de fora, o que não é exactamente igual, o que fala diferentemente)? O que pensaríamos, o que diríamos disso? Como adjectivaríamos um tal acto?




E agora, para podermos compreender melhor o que se passou: o que faríamos se isso acontecesse no sítio onde vivemos, onde nascemos, onde temos todas as nossas memórias e as nossas amizades? Onde dissemos as primeiras palavras, onde nos apaixonámos pela primeira vez, onde temos os nossos mortos? Em suma: o que faríamos de fôssemos obrigados ao êxodo, ao exílio?

Sem comentários: