segunda-feira, 20 de outubro de 2008

36, Avenue Georges Mandel, Paris 16

36, Avenue Georges Mandel
Paris 16
Aristo, meu amor*

– Este é um pequeno presente de aniversário, eu sei, mas devo dizer-te que estou após oito anos e meio com – (…) – depois de tudo o que passámos, feliz por dizer-te do fundo do meu coração – orgulhosa de ti, amo-te de corpo e alma e só desejo que sintas o mesmo por mim –
Sinto-me privilegiada em ter alcançado o ponto mais alto de uma carreira difícil e de ter sido abençoada por Deus ao encontrar-te, tu que passaste, tal como eu pelo Inferno – alcançaste o topo e tivemo-nos um ao outro da maneira como somos.
Tenta, por favor, tenta, que permaneçamos juntos pois preciso do teu amor e do teu respeito para sempre.
Sou demasiado orgulhosa para o reconhecer, mas sabes que és o meu respirar, a minha cabeça, o meu orgulho e ternura – que se pudesses sentir o que me vai no coração, sentir-te-ias o homem mais forte e mais rico do mundo inteiro.
Esta não é a carta de uma criança, aqui tens uma mulher ferida, cansada e sofrida que te oferece os sentimentos mais frescos e juvenis que alguém jamais experimentou.
Não o esqueças nunca e sê sempre terno comigo como nesses dias e fazes-me sentir a Rainha do mundo – meu amor – preciso de afecto e de ternura.
Sou tua – faz de mim o que quiseres
A tua alma

Maria


* Esta carta foi enviada por Maria Callas a Aristóteles Onassis, faz hoje precisamente 40 anos. Apenas falta um pormenor: este foi o dia do casamento dele com Jacqueline Kennedy. Ainda cheia do amor e da esperança de Madama Butterfly, este é, afinal, o crepúsculo de um grande amor a fazer lembrar esta espantosa interpretação da Tosca, em Convent Garden, apenas 4 anos antes e a meses de abandonar a carreira para seguir o seu "Aristo". Gaita. Gaita. Gaita...!

** Devo à Rita Ferro e ao seu pronome possessivo esta descoberta. Obrigado, pois!

Sem comentários: